MARCA PÁGINAS FEITOS COM RETALHOS

12.11.16
O tempo escasso na minha vida, a imaginação um tanto ou quanto bloqueada (acontece), a família de fora que visita a cidade e baralha a nossa rotina e umas mini férias pelo meio, são só algumas das razões que me fazem andar desaparecida. Ausente, travada, com o dia a dia virado de cabeça para baixo, só me restou tempo para costuras pequenas. Peças que eu pudesse começar e acabar em poucas horas, ou que ficassem em suspenso sem atrapalhar o meu raciocínio. Pensei no Natal que se aproxima a passos largos, nas lembranças para os amigos, nos retalhos que não acabam NUNCA e nos marca páginas que fiz aqui e que para minha surpresa tiveram algum sucesso. Decidi então incrementa-los, personaliza-los e lancei-me o desafio de só usar o que houvesse em casa. Cada um foi pensado para cada uma. As iniciais dos nomes, como não bordo, foram feitas nessas casas que bordam dizeres em toalhas, mantas e outros itens. Levei os tecidos, escolhi o tipo de letra, tamanho, cor. As fitas têm a ver com as pessoas que vão receber: há fitas reaproveitadas de presentes para quem adora embalagens criativas e outras religiosas que remetem à cidade de origem dos presenteados. Há um marca páginas inspirado nos símbolos Americanos que um certo miúdo tanto gosta, e um outro em tons de rosa velho, romântico e cheio de rendas para uma dada senhora. Eu acho que já disse aqui, mas vou repetir: eu gosto deste exercício de fazer algo a pensar em alguém. Obriga-nos a refletir sobre as características daqueles de quem gostamos e a buscar soluções.










Deixo abaixo o passo a passo para a elaboração dos marca páginas:
1)montar os retalhos segundo a imaginação de cada um

2)acertar os lados e colocar sobre a manta acrílica

3)não é obrigatório, mas eu preferi fazer pespontos por forma a prender os retalhos na manta

4)cortar a manta acrílica extra e providenciar o tecido para o verso

5)colocar as fitas que depois do marca páginas pronto vão aparecer nos topos

6)alfinetar o tecido do verso com o lado direito virado para baixo (direito do tecido do verso com direito dos retalhos)
7)coser o todo (manta acrílica, retalhos e tecido do verso) deixando uma abertura de lado para      desvirar a peça

8)antes de desvirar, cortar os cantos

9)depois da peça desvirada, dar um jeitinho aos cantos com o auxílio da ponta da tesoura ou de um palito de espeto
10)costurar a toda a volta do marca páginas, fechando desta forma, a abertura deixada para desvirar

11) a melhor parte: colar os enfeites. No final os marca páginas ficam com cerca de 6/7cm de largura por 19/20 de comprimento, sem contar com as fitas, claro.

Uma das partes boas deste projeto é podermos usar pequenas sobras de diversas fitas e rendas que teimamos em guardar e que à partida parece que nunca irão servir para mais nada!

35 comentários:

  1. aww opá que giros :) parabéns, tens muito jeito!

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Querida Val
    Você é mesmo danadinha de habilidosa e criativa, seus marcadores de livros ficaram lindos, quem não gostaria de receber um presente como este, de muito bom gosto, um colorido bonito e vibrante.
    As letras com as iniciais dos nomes deram um charme extra e diferente ao que já era bonito.
    Parabéns, querida pelo trabalho tão interessante.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  3. O teu bom gosto com as cores impera, e as ideias tambem. Que boa ideia essa tua de colocar a letra do nome de quem receberá o presente.
    Boas costuras .

    ResponderEliminar
  4. Val, que lindos!!!
    Menina, esses presentes com valor sentimentar são os que mais contam, porque foram pensados para cada uma das pessoas.
    Eu particularmente amei o da letra R que tem a fitinha métrica e o da letra M rosa que está bem romântico.
    Seu passo a passo também está ótimo, super explicadinho.
    Sabe que apesar de guardar retalhos, não tenho costume de guardar fitas... Vou repensar isso, adorei o destino que deu pra elas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia giríssima, como já nos vem habituando, e desta vez com um tutorial fantástico, perfeito! Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Olá Val,são tão lindos! Tu és tão criativa. Bom Domingo, beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Val,
    aqui:9:16 manhã de domingo com chuva, um bom dia para aplicar ideias usando as mãos.
    Marcadores personalíssimos, usa-se sobras à vontade, dando mais charme à ideia.
    Gostei bastante, e como sempre repito: sua criatividade e capricho, fazem a diferença.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  8. Que marcadores tão originais, Val.
    Parabéns pela criatividade, nunca me passaria tal ideia pela cabeça, mas que é uma ideia fascinante é.
    Tantos restos que tecidos e fitas que ficam armazenadas sem sabermos o fim que lhe vamos dar, essa parece excelente, quem sabe ainda faça algum.
    Bj e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Val, eu amo tudo o que você faz. Fica lindo e cheio de amor. Parabéns!
    O exercício de pensar naqueles que vão ser presenteados só reforça o carinho que você sente por cada um. É inspirador.
    Como têm alguns marca-páginas com a letra M, vou fazer de conta que um é pra mim :)
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  10. Adorei, adorei! Que ideia gira, interessante e muito útil! Estou a pensar que dá para bordar em ponto cruz a inicial... haja tempo!
    Também ando atrapalhada, mas o que não fizer para o Natal fica para depois, sem stress...
    O importante é mesmo isso: fazermos para a pessoa, a pensar nela, nas suas qualidades e gostos. Sabe tão bem receber e oferecer um presente personalizado!
    Beijinho grande, querida, estou muito feliz com a tua generosa partilha, com esta generosa oferta. :)

    ResponderEliminar
  11. Tudo muito fofo, ate seus alfinete Val!
    Um presentes feito com muito amor e carinho e lógico, com seu om gosto de sempre <3

    bjus amiga
    Vou compartilhar no face hj seu post, quem sabe não inspiras mais algumas pessoas?

    ResponderEliminar
  12. E ficaram girissimos!! Ainda mais personalizados!!
    Folgo em saber que o motivo da ausência é por motivos de força maior:):):)
    Nota: perdi o teu endereço. Podes enviar-me via email?
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  13. Que bonitos esos marcapaginas ,, esos géneros están muy bonitos , un gran trabajo amiga querida ,, espero que tengas un bendecido comienzo de semana

    ResponderEliminar
  14. Que giro Val :)
    Uma boa ideia de presentes :)
    Gostei imenso dessas letras :) Ficaram muito bonitas :)
    Todos os marcadores são lindos, lindos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oh Val tu és uma pessoa mesmo muito bonita!Tanto por dentro como por fora! E isso sente-se bastante nos teus trabalhos. Nota-se bem a tua entrega, a tua dedicação e o amor com que os fazes! Claro que juntando a isso, a tua criatividade e o teu bom gosto incrível, o resultado só pode ser maravilhoso!
    E estes marcadores são mais uma prova de tudo o que acabei de dizer! parabéns, eles estão todos lindos, super originais e claro muito bem feitos! Gosto especialmente das conjugações das cores, tecidos e afins! Gosto ainda mais de saber que serviram também para reaproveitar materiais que tinahs aí por casa. Sabes bem que ando numa de fazer io mínimo desperdício possível, logo adoro iniciativas assim!
    Beijinho enorme e boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Muitos lindos! Além da perfeição com que foram feitos a conjugação de tecidos está soberba. A Val é uma artista a juntar tecidos. :)

    ResponderEliminar
  17. Adoro a ideia de reaproveitar restos, que me deixam doida! E gostei de todos. Não me importava de ter todos e fazia o alfabeto! Se podemos usar o termo, para um objeto, diria que estão deliciosos!

    ResponderEliminar
  18. Depois de rever as fotografias mais uma meia duzia de vezes, dei-me conta que gostaria de copiar a sua ideia, já que preciso de fazer 4 brindes para umas senhoras que dão estudos bíblicos a jovens. Autoriza-me?

    ResponderEliminar
  19. Que giros Val. Tendo jeito para a costura e ideias, não faltam coisas amorosas para fazer e presentear. Vão fazer as delícias de quem os for receber. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Vão, achei divinos! Super úteis e criativos. Adorei os modelos, e achei interessante tentar imaginar as personalidades dos presenteados de acordo com o conjunto que você montou para cada uma delas. Todos lindos, parabéns!

    ResponderEliminar
  21. Oi Val, ficaram tão lindos ! Quem recebê-los irá amar. É muito amor em cada detalhe. Você é muito criativa. Amei todos os modelos.
    Senti sua ausência aqui no blog.
    Tudo de bom querida, bjssss

    ResponderEliminar
  22. Val, vc é mesmo habilidosa e criativa. Seus marcadores de livros ficaram lindos.
    Gostaria de receber um mimo como este, de muito bom gosto e com uma combinação de cores lindas.
    As letras com as iniciais dos nomes deram um charme a mais.
    Parabéns, pelo trabalho.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia Val :)
    Ás vezes a vida não nos deixa vir aqui com mais frequência, mas está tudo certo !Haja saúde .
    Olha pensei que com tanto bocadinhos de tecido e fitas dali e da-colá conseguisses tirar da manha alto tão bonito e tão util .
    No fundo também reciclaste,destralhaste e fizeste mais uma vez prendas com sentido .
    Eu adorei os marcadores de pagina bordados com as inicias de cada pessoa que o vai receber.
    É que olha se e vê se implicitamente a VAL estampada em cada um .
    Estes teus trabalhos e eu que o diga não tem pois tenho coisas feitas por ti trazem me sempre boas recordações .
    O saco da Maggy que sai 2 vezes por semana,com o seu fardamento da ginástica a almofada que está guardada e sai nas ocasiões especiais.....
    Eu já te tinha dito e tu sabes que tem muito valor para mim.
    Eu gosto quando as pessoas fazem algo a pensar em mim, por isso sempre que posso gosto de fazer também a pensar nelas .
    Tem um dia mega feliz
    grande bj
    Lulu



    ResponderEliminar
  24. Tão giros!!!!

    E que tutorial tão bem explicado! Parabéns Val!

    ResponderEliminar
  25. Bom dia querida Val, ficaram lindos os marcadores de páginas os que mais gostei foram o azul turquesa, um com a letra M amarelo com o botão ficou gracioso e o da letra R, muito original fazer de acordo com a personalidade do presenteado, muito carinho. Sabe que tenho mania de guardar fitinhas, rendinhas, botões, uma ideia e tanto para reaproveitar. Muito bom o passo a passo. Desejo que sejas iluminada com muita criatividade e tempo para a execução de suas prendas. Beijinhos da Rose (Brasil).

    ResponderEliminar
  26. Olá! :) Fazes magia com simples pedacinhos de tecido e fita!! Estão maravilhosos. Feitos a pensar em quem os vai receber, mas a tua cara, bom gosto e charme em cada combinação, em cada centímetro. Adorei. Um beijinho e obrigada por tão agradável partilha.

    ResponderEliminar
  27. Olá Val,

    Ficaram lindos! Que boa ideia para aproveitar os retalhos e as sobras das fitas, adorei. Sou fã de marcadores acho um presente ótimo, tanto para oferecer como para ganhar, e assim personalizados e feitos com tanto carinho melhor ainda, um mimo e tanto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. QUE LINDOS...SON PRECIOSOS PARA REGALAR EN NAVIDAD CON UN LIBRO;)
    TENGO MILES DE TELITAS ENANAS ...Y NO LAS PUEDO TIRAR ME HACEN FALTA SIEMPRE..
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  29. Uma óptima ideia. Uma prenda personalizada, útil e bonita e ecológica :) 4 em 1!
    Tens razão o tempo não dá para tudo, ultimamente tenho andado com essa sensação... precisava de mais tempo, mas enfim faz-se o que se pode, não é?
    Mil beijos
    Teresa

    ResponderEliminar
  30. Bonitos. Apetece aprender a fazer.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Estes marcadores vão fazem (de certeza) as delícias de quem os receber. Fiquei fascinada com eles, estão lindos, maravilhosos, nunca vi marcadores tão fofos. Como são usados restinhos de outras obras, para além do aproveitamento, ficam super diferentes. Isto é criatividade e bom gosto ao mais alto nível!
    Parabéns!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  32. Como gosto de suas misturas, Val, são sempre uma satisfação para os olhos! Me atrevo pouco com tecidos e artigos de armarinho, mas quando invento algum projeto em que posso utilizá-los, me divirto, mas também me perco nas horas pensando em todas as possibilidades que eles permitem. Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  33. Marcadores há muitos, mas estes são mesmo muito giros, coloridos, personalizados, detalhes deliciosos, adorei, beijinhos

    ResponderEliminar
  34. E pensar que um desses marca páginas veio parar aqui em casa! E ainda chegou pelo correio, assim de surpresa! Será que eu já falei o suficiente o quanto eu amei? Rs
    Realmente uma ideia perfeita para aproveitamento! Também sou cheia dessas fitas e retalhos minúsculos. Tem dias que penso em jogar tudo fora, mas cadê coragem? Mas com o Natal boa parte vai ser utilizada. Pena que não tenho seus dotes para costurices.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics